A galeria é uma ferramenta nativa do moodle 1.9, mas como nome padrão é chamada de Base de Dados, claro que esse nome dá para ser alterado. É uma ferramenta que possibilita interação de professor para aluno e alunos para alunos, ou seja, todas as atividades realizadas através da base de dados ficam disponíveis para todos visualizarem. Permite comentários, nota e validação de inclusão de itens pelo professor.
A configuração da base de dados é um pouco complicada, pois necessita de três passos complexo para isso. Vamos a eles:
1º Passo – Configuração Geral
Imagem 1 – Configurando a galeria parte 1
Imagem 2 – Configurando a galeria parte 2
Nome
Título da atividade que será visualizado pelo aluno.
Introdução
Enunciado da atividade explicando para o aluno o que ele deve fazer e como.
Data de abertura e fechamento
Configuração de data de abertura e visualização de data para o aluno, se preferir deixar sempre aberto para acesso desabilitar opção.
Itens obrigatórios
Quantidade de itens obrigatórios na galeria.
Itens obrigatórios antes a visualização
Quantidade de itens obrigatórios na galeria antes da visualização
Máximo de Itens
Máximo de itens possíveis na galeria.
Comentários
Configuração para a permissão de comentários ou não.
Exigir aprovação
Aprovação do professor a cada novo item incluído pelo aluno
Permitir avaliação de mensagens
Atividade avaliativa ou não?
Nota
Escala de notas
Configuração de módulos comuns
As configurações desse bloco permite a atribuição da atividade para grupos
Feitas as escolhas, clique em Salvar e Mostrar e agora vamos para o 2º passo.
2º passo – Configuração de Campos
Veremos uma série de abas depois de salvar as primeiras configurações.
Nesse passo iremos configurar os campos por onde o aluno deverá enviar a atividade.
É possível inserir campos de diferentes tipos, por exemplo, arquivo, imagem, múltipla escolha, data, texto, etc, veja na imagem a seguir.
Imagem 3 – 2º Passo – Aba Campos
É interessante testar cada tipo para saber a real função de cada tipo de campo.
A ferramenta galeria tem um defeito que não identifica qual o aluno que envia o arquivo, por isso para concertar isso geralmente eu crio um campo de identificação do aluno, nome, veja abaixo:
Imagem 4: Inserindo um campo de texto
Imagem 5 – Visualização após a inserção do primeiro campo
Imagem 6 – Inserindo um campo de arquivo
3º Passo – Gravação de Modelo
Após definirmos os campos, devemos Gravar Modelo. Vamos até a aba Modelos e clicamos no botão Gravar Modelo.
Imagem 7 – 3º Passo – Aba Modelo
Clique em Acrescentar Item e veja como ficará para o aluno:
Imagem 8 – Visualização do aluno
Caso você tenha percebido que está faltando algum campo na atividade, você deverá acrescentar um campo no 2º passo, seguir para o 3º passo, restaurar modelo e depois gravar modelo novamente.
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