Quem permite que o próprio aluno faça seu cadastro no Moodle enfrenta inúmeros problemas com spam. Neste post vou mostrar como evitar spam na inscrição do Moodle.
Compartilho com vocês uma dica importante de como incluir um campo de Captcha. Captcha é um teste que se faz para verificar se o cadastro na plataforma está sendo feito por um humano ou um software automatizado.
Vamos inserir o Captcha no formulário de inscrição no Moodle e assim evitar spam.
Configuração:
Primeiro precisamo gerar um código Captcha via Google, para isso você deverá ter uma conta no Google e acessar o endereço:
Para gerar código Capctcha no Google, clique no botão superior “Get reCaptcha”. Em seguida “Registrar um novo site”.
- No campo “Label” nomear o site.
- Em “Domain” incluir o endereço do Moodle
- No campo “Owner” incluir o email onde quer receber os avisos de Spam
Conforme pode ser observado no exemplo da imagem a seguir:
Na tela seguinte o Google informará duas chaves (Keys) Site key (Chave pública) e Secret Key (chave secreta), copiar os códigos.
Com perfil de administrador acessar o Moodle no seguinte caminho:
► Administração do site / ► Plugins / ► Autenticação / ► Gerenciar autenticação
Colar nos respectivos campos do Moodle daquele caminho indicado no início do post:
Depois de inseridas as chaves, o resultado no autocadastro do usuário aparecerá conforme a imagem a seguir:
É isso ai, espero que essa dica possa diminuir os cadastros indesejados no seu Moodle. Qualquer dúvida deixe o seu comentário.
2 Respostas
Saudações! Seu post me ajudou muito, gratidão!
Apenas um detalhe, segui os passos e não funcionou pra mim. Tique que entrar nas “Configurações” de “Autenticação via correio eletrônico” e colocar “Sim” em “Ativar elemento reCAPTCHA”, aí funcionou belezinha.
Parabéns pelo site. Felicidades!
Funcionou perfeitamente, parabéns pelo post.