Recebo muitos contatos de pessoas interessadas em oferecer cursos a distância.
A maioria dessas pessoas são professores de cursos presenciais ou especialistas em algum conteúdo. Muitas vezes já possuem algum material desenvolvido mesmo que para cursos presenciais e acreditam que a educação a distância irá transformar de alguma forma as suas vidas, seja de maneira financeira ou de maneira prática.
Com este post pretendo desmistificar alguns pensamentos para auxiliá-los na hora de tomar a decisão de oferecer cursos a distância sem frustrações.
1. Educação a distância não é barata
Engana-se quem acha que produzir cursos a distância com qualidade é barato. Pode até se tornar barata a longo prazo, porém será necessário um investimento razoável para lançar um projeto de cursos online.
Para desenvolver cursos a distância será necessária uma equipe multidisciplinar trabalhando em todo o planejamento e implantação do processo. Isso inclui também servidor adequado, um ambiente virtual bem configurado, além da estruturação de todo o conteúdo. Basicamente podemos dividir o processo em três momentos:
Planejamento, implantação e pós oferta, ou seja, é necessário preparar todo o projeto para que seja possível oferecer com qualidade aos cursistas e ao final avaliar como foi oferecido para possíveis melhorias em uma próxima oferta. Ou seja, até se atingir o esperado é necessário oferecer algumas turmas, uma vez que cada projeto tem suas peculiaridades.
2. Educação a distância não é a mesmo que educação presencial
Não adianta achar que só porque suas apostilas do curso presencial estão prontas, que o seu curso online automaticamente também está. A metodologia de cursos a distância é totalmente diferente, por isso é necessário readaptar este conteúdo para o meio online. Claro que ele poderá servir de base, mas não é automático, há todo um trabalho de lapidação desse material para ser incorporado no ambiente virtual.
3. Não é fácil, não é rápido e vai dar trabalho
O processo não será fácil, não será rápido e dará trabalho. Construir um projeto embasado e bem estruturado dependerá de um bom planejamento, por isso demandará tempo. Muitas instituições tem a ideia de implantar EAD e do dia para a noite querem que os cursos estejam no ar sendo oferecidos. Cursos não são produtos, envolvem todo um planejamento e isso demandará tempo, habilidades e foco para que o projeto saia do papel.
4. Você precisa entender sobre educação a distância
Você pode contratar uma empresa ou profissionais para colocar o projeto no ar, porém pelo menos uma noção você terá de ter para auxiliar no fluxo. Não quero dizer que você precisará se tornar especialista na área, mas terá que compreender a metodologia , e acreditar nela, para que possa auxiliar em todo o processo.
5. Vai depender de você também para dar certo
Você pode optar por contratar uma equipe inteira para que o projeto se torne realidade, mas para que dê certo, dependerá de você também. Você pode ser o conteudista, o gerente do projeto ou ainda aquele que irá colocar a mão na massa em todas as etapas, mas independente do nível de sua atuação, você será o grande almejador de todo esse sonho, e por isso, para que dê certo seu empenho é fundamental.
Estes são os mitos mais comuns, se você tem algo a acrescentar deixe o seu comentário e vamos conversando.
Qualquer dúvida você pode entrar em contato conosco através do nosso formulário.
Um comentário
[…] Esse artigo é para você que é especialista do conteúdo e quer colocar o seu curso para rodar. Mas antes de tomar essa iniciativa, recomendo outro artigo para desvendar algumas possíveis crenças sobre Educação a Distância, chamado “O que você precisa saber para oferecer cursos a distância?” […]